Como otimizar os investimentos para a criação de um site

 

Alguns clientes sempre nos questionam porque os preços para criação de sites variam tanto entre as agências digitais. Como esta é uma dúvida recorrente resolvi escrever um pouco a este respeito. Objetivo é ajudar empresas que buscam pela criação de sites para o seu negócio a identificarem os pontos mais importantes que devem ser avaliados e preparados antes e depois da solicitação de uma proposta para criação de sites. Espero que ajude. Boa leitura.

 

Seleção do tipo de site

Antes de iniciar a criação de sites, é sempre importante avaliar o tipo de site mais adequado a sua necessidade de negócio. Basicamente existem dois tipos de sites: Sites estáticos e sites dinâmicos e/ou gerenciáveis.

 

Sites estáticos são mais baratos e indicados principalmente para empresas que não precisam atualizar o conteúdo com frequência, empresas que possuam uma equipe de ti com profissionais especializados em desenvolvimento web. Eu recomendo esse tipo de site para empresas que não realizam atualizações no conteúdo em períodos inferiores a 12 meses, caso contrário o custo de manutenção não justifica a economia feita com aquisição deste tipo de site.

 

Sites dinâmicos são mais caros indicados principalmente para empresas que preciso atualizar o conteúdo do site frequentemente, ou para empresas que não possuam uma equipe de ti interna. A facilidade em administrar esse tipo de site permite que profissionais de marketing ou até mesmo um auxiliar administrativo atualizem o conteúdo do site com muita facilidade, da mesma forma que criariam um documento no editor de texto. Essa facilidade permite que a empresa abra mão de um contrato de manutenção, gerando uma economia que pode superar alguns milhares de reais ao ano.

 

Seleção da plataforma

Quando optar por um site estático o ideal é solicitar a agência de criação de sites que utilize como padrão html5 e css3. Também é importante que a empresa forneça um backup do site não padrão de arquivo compactado (.zip) que possa ser restaurado Bastando descompactá-lo na pasta “public html” do seu servidor de hospedagem.

 

Quando optar por um site gerenciável o ideal é avaliar qual a plataforma mais utilizada no momento da aquisição do serviço, bem como a plataforma que possui maior Market Share tanto no seu país como no mundo. Algumas das plataformas mais utilizadas atualmente são Joomla e WordPress. Essas plataformas são classificadas como Open Source e foram desenvolvidas utilizando a linguagem de programação PHP. Quando avaliamos as plataformas mais utilizadas no Brasil e no mundo fica fácil identificar a liderança do WordPress. Além de possuir uma enorme quantidade de plugins gratuitos e pagos, que expandem a sua capacidade, também permitem a sua a sua utilização em variados tipos de projetos, tais como: Sites institucionais, sites profissionais, sites de orçamento, portais de Notícias, blogs, hotsites, lojas Virtuais, etc. Recomendamos WordPress para a maioria dos projetos. Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo site.

 

Provedor de hospedagem

Quando o cliente pensa na criação de sites muitas vezes esquece de avaliar onde o site ser armazenado, ou seja, qual o melhor provedor de hospedagem. Existem provedores de hospedagem que vão do gratuito até servidores de hospedagem que custam alguns milhares de reais por mês. A maioria dos Sites institucionais com estrutura básica (home, empresa, produtos, serviços, clientes, orçamento, contato, etc.) funcionam bem em servidores de hospedagem compartilhados, desde que esses possua uma equipe de administração e suporte disponíveis 24 horas por dia 7 dias por semana. Para que o site feito em WordPress pôs uma boa performance o ideal é utilizar servidor linux, se possível com cpanel. Este pequeno detalhe garante não apenas performance instabilidade, mas também a possibilidade de portabilidade entre servidores de hospedagem levando não apenas o seu site mas também os seus e-mails. Ninguém lembra disso ao contratar uma empresa para criar um site, mas esse pequeno detalhe se torna um grande problema quando você pensa em trocar o seu servidor de hospedagem que já não atende a sua necessidade.

 

Para escolher um bom provedor de hospedagem leve em consideração as seguintes informações: Quantidade de páginas do seu site, quantidade de imagens do seu site, quantidade de acessos diários, quantidade de contas de e-mail, idade de atualizações de conteúdo mensais, impacto para o negócio caso seu site e seus e-mails parem de funcionar por algumas horas. Com base nessas informações agência escolhida para criação de seu site poderá indicar A melhor solução para o seu negócio, escolhendo entre servidores compartilhados, servidores virtuais, servidores dedicados e ambientes em Cloud.

 

Necessidades do negócio

Eu sempre digo que, no mundo da Informática, tecnicamente quase tudo é possível. Também digo que o combinado não sai caro. Porém um erro muito comum por parte dos clientes é deixar de especificar todos os requisitos do projeto de criação de site quando solicitam orçamento. Isso ocorre por vários motivos. Muitas empresas simplesmente de legal essa tarefa a um funcionário sem conhecimento dos negócios ou sem poder de decisão. Vezes simplesmente deixam de envolver áreas fundamentais para a definição das especificações do projeto, como as áreas de marketing, vendas, pós venda, e tecnologia da informação. Como resultado ao longo do projeto novas demandas são apresentadas a agência de criação de sites, resultado em atrasos no projeto e aumento dos custos para sua realização. Vários clientes já me relataram ter optado pela agência de criação de sites mais barata, mas que no final o projeto ficou muito mais caro quero você mais propostas, e que tudo que foi solicitado adicionalmente já fazia parte do escopo previsto nas outras propostas. Então envolva todas as áreas da empresa e crie uma lista com todos os requisitos do projeto antes de selecionar as propostas comerciais. E, talvez a dica mais importante, sempre solicite propostas com todos os requisitos modularizados. Desta forma você consegue comparar as propostas comércio facilidade

 

Preparação do conteúdo

Vários clientes perguntam em quanto tempo a criação de site será concluída. A maioria acha o prazo para criação de sites muito demorado. É comum quê um bom site Seja entregue num prazo que varia de 30 dias a 90 dias, mas podem existir projetos que duram vários e vários meses. O principal motivo para o atraso é que o cliente só se preocupa em preparar o conteúdo depois de selecionar e contratar uma agência de criação de sites. Em algumas situações esse tipo de problema não pode ser contornado. Uma loja virtual de roupas, coleção é definida pela Estação, dificilmente conseguir antecipar a preparação das fotos, visto que se a coleção mudar durante o desenvolvimento do site todas as fotos Preparadas serão perdidas. Mas na maioria dos casos é possível que a estrutura do site, os textos, imagens, ações, e todos os outros conteúdos possam ser definidos e preparados para envio à agência de criação de sites antes mesmo que essa seja definida. Isso não só reduz o prazo necessário para criação do site, como também reduz os custos envolvidos nesse processo. O resultado é uma economia significativa para empresa que contrata uma agência de criação de sites. Esta economia pode chegar a 50% dependendo do projeto pronto.

 

Seleção da agência ver criação de sites

Como na contratação de qualquer outro serviço, escolher uma agência de criação de sites com base na experiência daqueles que já utilizaram seu serviços é a melhor alternativa. Contudo não podemos esquecer que as empresas são diferentes e que possuem necessidades diferentes. Sendo assim, seria muito prematuro dispensar o processo tradicional de seleção de prestadores de serviços e apostar todas as fichas em uma agência que foi indicada. Até porque o processo de cotação pode ajudar a reavaliar as especificações iniciais do projeto e trazer uma referência de valores por serviço, é que a proposta seja solicitada de forma modularizada, ou seja, valores para cada requisito do projeto. Além disso, cortante avaliar os clientes atendidos pela agência de criação de sites, e seu portifólio e projetos realizados. Avalie seus clientes atuais atendidos pela agência tem um perfil parecido com o seu. Também avalie se o portifólio apresenta projetos de sites próximos aquilo que você busca como resultado final do seu projeto. Sempre é importante avaliar se agência conta com comentários positivos ou negativos nas redes sociais, e sua presença em sites específicos para reclamações. Tente sempre ponderar entre os três principais alicerces de um projeto bem gerenciado, ou seja, leve em consideração prazo para execução do serviço, a qualidade do serviço prestado, e os custos envolvidos na execução do serviço. Lembre-se que esses três fatores formam inicialmente um triângulo equilátero, mas que a alteração de qualquer um deles pode comprometer os demais. Por exemplo: Se você precisar reduzir o prazo para entrega do projeto, tá mente seus custos aumentaram ou a qualidade diminuirá. Avalie sempre os fatores mais importantes para o seu projeto antes de escolher agência que irá executá-lo. Tome muito cuidado com propostas com valores muito baixos pois, muitas elas podem ser de empresas que não possuem uma equipe de desenvolvimento e de pós-venda. Mercado de criação de sites é composto por muitos freelancer ou empresas que na verdade são constituídas por uma só pessoa. Se você precisa de comprometimento, esta  sem dúvida não será a sua melhor opção.

 

Preços para criação de site

Aqui seremos Breves, porque não existe uma tabela mágica que responda a este tipo de questão sobre valores para a criação de sites. Cada projeto é um projeto e possui requisitos específicos que precisam ser avaliados antes de se apresentar uma proposta. Em quanto um freelancer pode cobrar menos de R$ 1.000 para criar um site, e provavelmente terá poucos recursos e na possibilidade enorme de falhas, grandes agências de criação de sites podem cobrar mais de R$ 30.000 por um projeto de site institucional. Certamente um projeto de R$ 30.000 será muito mais completo do que um projeto de R$ 1.000, mas Em ambos os casos você poderá ter grandes problemas quase caso tenha selecionado seu prestador de serviço sem levar em consideração todos os pontos citados acima.

 

Lembre-se sempre: Quem compra errado paga duas vezes!!!


Adalton Adams

Meu nome é Adalton Adams e sou apaixonado por criação de sites e marketing digital. Tenho um filho de 10 anos, uma esposa maravilhosa e um cachorro que me acompanha em minhas caminhadas matinais. Quando sobra um tempinho eu sempre escrevo aqui no site, sobre minhas experiências sobre criação de sites.